Sem profissionais formados em biblioteconomia, Bibliotecas Municipais serão fechadas em Caicó

0
37

As duas bibliotecas mantidas pelo Município de Caicó só estarão abertas ao público, até o final do ano letivo de 2018. A notícia foi confirmada ao Blog do Marcos Dantas pela própria secretária de Educação, Lúcia Gregório. Ela conta que o Município foi notificado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, por não ter a presença de profissionais formados em Biblioteconomia, ou no mínimo, técnicos especializados na área.

Desde suas existências, as Bibliotecas Municipais são administradas por professores, como é o caso atualmente da Olegário Vale, coordenada por Ana Maria e a Francisco Mota por Gilmara. “E sempre elas funcionaram tranquilamente e prestaram relevantes serviços à população”, ressaltou Lucinha.

Arthur de Figueiredo Araújo Melo Mariz, procurador do Município explicou ao Blog a exigência de que bibliotecas estejam sob a responsabilidade de um biblioteconomista ou no mínimo formado em Biblioteca.

O procurador acredita que o fechamento das bibliotecas será provisório, já que a intenção do Município é, justamente encontrar a melhor alternativa para reabri-las, o que na opinião dele deve ser dentro de um processo rápido.

“Após encerrar o período letivo, vamos providenciar o fechamento das duas, discutir o que é mais viável e rápido, que pode ser um processo seletivo para contratar um biblioteconomia, ou tentar qualificar os próprios servidores do Município em cursos da área. O acervo de livros será mantido nos mesmos espaços, mas infelizmente enquanto essa situação não for resolvida, não teremos condições de abri-las ao público”, explicou Dr. Arthur.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here